Almoço de domingo na baianidade

Domingo passado após a mudança, tinha que fazer um almoço especial. 

O cardápio aconteceu, nada foi programado. Graças ao meu sogro, temos bastante dendê em casa e camarão seco. Portanto, quando o sangue pede dendê, a coisa acontece aqui em casa!

Segue as receitas do nosso cardápio de domingo passado...

Arroz ao leite de coco com camarão seco

Numa panela, refogue os temperos (sal, alho, cebola picada ou tempero caseiro), como de costume. Arroz (integral ou não) - Cozinhe até o ponto. Ainda com um pouco da água do cozimento, acrescente leite de coco e os camarões secos limpos (lavados e sem cabeça). Deixe mais um pouco no forno baixo...o cheiro é delicioso, a suavidade do leite de coco com o cheiro do camarão.

Esse arroz fica molhadinho e saboroso!

Feijão fradinho

Para o preparo do feijão fradinho, coloco a água para ferver com tempero caseiro até o ponto. Reserva. Na panela, coloco os temperos (alho picado, cebola picada) e refogo com um pouco de azeite (ou óleo), adiciono linguiça picada e bacon, deixo dourar. Caso necessite de um pouco mais de líquido, prefiro acrescentar um pouco de água, pois linguiça/bacon já tem uma gordurinha. Acrescento por fim, o pimentão vermelho e o amarelo em quadradinhos, coentro, cebolinha e salsa. Misturo o feijão que estava reservado (se precisar, acrescente água para hidratar). Por escolha, preferi hidratado e temperado. 

Farofa

Você pode usar a convencional de manteiga/margarina ou fazer a de dendê. Como meu frango estava bem regado no dendê, preferi a convencional.

Frango no dendê

Utilizei postas de filé de peito de frango. Disponha na travessa (de vidro).


Prepare um caldo, em fogo baixo, com os temperos:  Numa panela, coloque azeite, refogue o alho picado, cebola moída, meia xícara de água + caldo de galinha. Acrescente um pouco do dendê e mexa. Desligue o fogo. Regue o frango com esse caldo - verifique o sal. Costumo usar pouco sal, geralmente o caldo de galinha já supre. Corte em tiras pimentão amarelo, vermelho e coloque sobre o frango. Por fim acrescente também cebolinha e coentro. Deixe descansar por uma hora para incorporar. 

Sempre utilizando a minha velha parceira, a panela elétrica. No fogão convencional, não muda em nada. Coloque esse conteúdo numa panela, fogo baixo/médio, regue com mais dendê. O cozimento é rápido, o cheiro maravilhoso e o sabor nem se fala...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Puff de pneu

Pão caseiro com molho de pizza